Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

CONIGEPU instala lagoas para tratamento primário de chorume#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoDocumentos públicosInformações geraisMapa do site
  3. Geral
  4. CONIGEPU instala lagoas para tratamento primário de chorume
🔀
Durante o mês de março, o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública - CONIGEPU realizou a construção de três lagoas para o tratamento primário de chorume oriundo da nova célula de disposição final dos resíduos sólidos urbanos dos 12 municípios que compõem o consórcio. 
 
As respectivas lagoas tem por finalidade o armazenamento de todo chorume gerado com a decomposição dos rejeitos que serão acondicionados no novo aterro sanitário. Este líquido detém grande potencial de contaminação do solo, águas superficiais e subterrâneas, apresentando em sua composição metais pesados, tais como cromo, cobre, zinco, cadmio dentre outros elementos prejudiciais. 
 
A construção das lagoas atende ao projeto de Engenharia aprovada pelo Órgão Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, FEPAM, sendo a mesma impermeabilizada através de uma Geomembrana PEAD com espessura de 2 mm que reveste toda área das lagoas e do próprio aterro. 
 
Para o presidente, Claumir César de Oliveira, "esta é mais uma ação para contribuir com a preservação do meio ambiente e para a disposição final adequada de todos os resíduos recebidos no consórcio”.
 
O presidente ainda relata que o CONIGEPU está em busca de alternativas sustentáveis com projetos a curto, médio e longo prazo, as lagoas são uma etapa do processo, e uma estação de tratamento mais eficiente está em vista da gestão para melhoras os processos de tratamento.


Outras opções
ImprimirReportar erroTags:lagoas, tratamento, consórcio, está, presidente, grande e aterro217 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out