Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública apresenta Projeto para a implantação da coleta seletiva nos municípios consorciados#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoDocumentos públicosInformações geraisMapa do site
  3. Geral
  4. Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública apresenta Projeto para a implantação da coleta seletiva nos municípios consorciados
🔀
O Consórcio Intermunicipal de Cooperação e Gestão Pública (Conigepu) em parceira com a Emater/RS-ASCAR e a Secretaria de Saúde, reuniram-se com representantes dos municípios pertencentes ao consórcio para a apresentação do projeto de implantação de práticas para o correto destino de resíduos sólidos, produzidos pelos municípios consorciados ao Conigepu.


Abrangendo cerca de 86 mil pessoas, de famílias urbanas e rurais dos 12 municípios, o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública (Conigepu), tem sua sede em Trindade do Sul, e seus associados são as cidades de: Alpestre, Constantina, Engenho Velho, Entre Rios do Sul, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Novo Xingu, Rio dos Índios, Ronda Alta, Sarandi, Trindade do Sul (sede) e Três Palmeiras.


O projeto visa otimizar a coleta seletiva nos doze municípios do Consórcio, devido a quantidade de materiais que estão sendo destinados ao aterro e que poderiam ser reciclados se devidamente separados. Este projeto se deu início em Gramado dos Loureiros por iniciativa da equipe municipal da Emater/RS – ASCAR com a prefeitura municipal.


São 30 ton/dia de resíduos sólidos domésticos recebidos no Conigepu, porém, atualmente apenas 25% podem ser reciclados, quando a porcentagem poderia ser de 60%. Essa baixa porcentagem de reciclagem se deve a má qualidade dos resíduos recebidos, que, devido a coleta não ser seletiva, muitas vezes o que poderia ser reciclado é comprometido pela mistura de resíduos orgânicos.


Esta situação causa maior poluição do meio ambiente, pois, grande parte do que pode ser reciclado é depositado como rejeito no aterro, diminuindo a vida útil do mesmo.


O objetivo deste projeto, então, é aperfeiçoar a coleta, a triagem, a reciclagem e a disposição final ambientalmente correta de resíduos sólidos que são produzidos nos municípios consorciados de maneira que as famílias possam fazer uma separação dos resíduos gerados. Uma das maneiras encontradas e propostas é a implantação de composteiras para o resíduo orgânico, viabilizando um posterior uso deste, como adubo de hortas e jardins.


Outras opções
ImprimirReportar erroTags:ser, resíduos, municípios, projeto, conigepu, consórcio e coleta315 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out